sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

É interessante comentar sobre o comportamento de matilhas em caso de brigas.

É interessante comentar sobre o comportamento de matilhas em caso de brigas.  

Toda matilha possui um líder e é ele quem geralmente inicia um ataque, ou também interfere de modo a apartar uma briga. Todos os cães devem obedecê-lo.
O certo é que um humano seja o líder e dessa forma seja reconhecido por todos os cães. Mas quando o líder humano se afasta por um tempo, um cão da matilha pode assumir o comando. E é nessas horas que as brigas podem acontecer.
Isso não significa que grupos de cães sempre briguem, grupos com cães estáveis e calmos dificilmente incorrerão nesse tipo de comportamento.
Os animais, neste caso os cães, comportam-se de maneira extremamente feroz por instinto. Quando ocorre uma briga entre dois cães e existam outros no local, é comum que todos os cães ataquem o animal que está sendo objeto da agressão. Esses ataques se não controlados por alguém provavelmente levará o cão agredido ao óbito.
Já vi isso acontecer algumas vezes no abrigo que eu mantinha há alguns anos atrás.
Os proprietários que possuem mais de dois cães em casa devem ficar atentos a esse fato. Basta um cão instável, ansioso, medroso para desestabilizar uma matilha. E caso aconteça, é importante não se envolver no meio da briga pois a pessoa pode ser agredida também. Para eles naquele momento é mais um cão que está brigando.
O ideal é ter sempre à mão uma mangueira pronta para jorrar água ou um balde já cheio de água e de prontidão que deverá ser jogado com tudo no "cerne" da briga para desviar a atenção do foco dos cães e aí sim intervir, mas de maneira calma e firme. O cão objeto da agressão não deve ser deixado com os outros cães pois ele voltará a ser agredido a qualquer momento.
Normalmente o cão agredido é considerado o mais fraco da matilha (o instável, o ansioso, o medroso) ou às vezes podem ser objeto de ciúmes, sim, os cães sentem ciúmes, na falta de outra palavra mais adequada ao mundo canino. Por mais que todos sejam tratados da mesma forma, os cães sentem a energia do dono em relação àquele cão em particular e um dia o revide virá (também já vi isso).

Às vezes uma briga se inicia entre dois cães, mas em vez de todos atacarem apenas um, logo vários estarão brigando entre si. É primitivo, é instinto e não muito diferente do comportamento de um grupo de humanos descontrolado como ás vezes assistimos nos noticiários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário